O nosso verão: Nofugrass Fest

Depois de nove horas ao volante pelas autovias do país irmão, chegámos ainda antes do nascer do sol à simpática aldeia de Nofuentes. Foi nesta localidade a norte de Burgos que um grupo de aficionados do Bluegrass organizou pelo segundo ano consecutivo um festival dedicado a este estilo de música. É um evento de pequena dimensão que de uma forma bastante eficaz conseguiu envolver a comunidade local e trazer de diversas partes de Espanha os adeptos mais fervorosos do bluegrass para assistir aos concertos, mamar jolas e participar nas jam sessions.

O festival arrancou ao fim da tarde com um workshop de Line Dancing ministrado por um grupo de dançarinos vindos do País Basco, os Yee Haw Country Taldea. Este simpático grupo não descalçou logo as botas à cowboy e fez questão de continuar a dançar em frente ao palco durante os concertos, o que animou ainda mais a noite. Nós abrimos o rol de concertos à hora marcada para um recinto praticante cheio de gente ávida por ouvir música ao vivo. Como o nosso bandolinista habitual teve de ficar no escritório durante o fim de semana, tivemos a honra de contar com a participação do grande João Madeira, um virtuoso músico que já nos acompanhou noutras aventuras. Seguiu-se a Barcelona Bluegrass Band e os Howdy. A maratona de música ao vivo encerrou com uma apoteótica jam session que reuniu em cima do palco os músicos de todas as bandas e ainda mais alguns que vagueavam por ali. Foi um final de noite em beleza que deixou a chama viva, qual tocha olímpica, para a edição do próximo ano.

No dia seguinte saímos de Nofuentes rumo a casa, tristes por não poder ficar mais tempo, mas com o coração aquecido pela simpatia e hospitalidade dos nossos anfitriões, que ainda tiveram a amabilidade de nos oferecer uma lancheira cheia de bocadillos, fruta e Coca- Colas para a longa caminhada que nos esperava. Fazemos figas para que este festival continue a crescer e a semear o gosto pelo bluegrass, não só em Espanha como deste lado da fronteira, onde este estilo de música é praticamente desconhecido.

Nofugrass Fest

Yee Haw Country Taldea

Barcelona Bluegrass Band

Howdy

Advertisements
This entry was posted in E assim foi and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s